Experiências exitosas da caprinocultura e ovinocultura no semiárido brasileiro e a construção de uma rota de aprendizagem - Plataforma de Conocimientos LAC

Experiências exitosas da caprinocultura e ovinocultura no semiárido brasileiro e a construção de uma rota de aprendizagem

Um dos desafios que se coloca para o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro é o de identificar as oportunidades econômicas disponíveis para a população rural. Segundo organizações e movimentos sociais, gestores governamentais e especialistas no tema, nas áreas mais secas do semiárido a caprinovinocultura é uma atividade fundamental que, historicamente, teve um papel importante na economia local e regional,  se constituindo em uma das principais atividades produtivas da agricultura familiar.

No Nordeste brasileiro, essas cadeias geram renda e segurança alimentar para milhares de famílias e movimentam importantes mercados regionais. No entanto, dadas suas particularidades, elas funcionam majoritariamente na informalidade e sua importância econômica não é bem dimensionada pelas estatísticas públicas. As produções estão pulverizadas por todo o semiárido, havendo dificuldade na captação e transporte dos animais para abatedouros com serviço de inspeção sanitária.

É necessária a reorganização dos sistemas de produção de caprinos e ovinos, especialmente na agricultura familiar, investindo na qualificação dos projetos produtivos e de manejo dos rebanhos, assim como no beneficiamento e na comercialização dos produtos, o que também está diretamente associado à organização da produção e ao domínio do processo produtivo.

As rotas de aprendizagem e as visitas de intercâmbio são uma forma de produção de práticas e de conhecimentos. Visam compartilhar experiências produtivas, sociais, ambientais ou organizacionais a serem replicadas em outros contextos. Estas experiências, seus ensinamentos e até mesmo seus erros ou falhas de implementação precisam ser divulgados, pois promovem o acesso a conhecimentos e a reflexões que às vezes não são sistematizadas, mas que são sistemáticas.

O conhecimento deve fluir, circular e ser de todos e para todos. Ele é constantemente renovado; passa do tácito e implícito ao explícito para ser organizado e produzir um novo conhecimento democrático e construído de forma coletiva e horizontal.

A presente publicação tem como objetivo dar visibilidade as boas práticas e experiências de sucesso relacionadas à caprinovinocultura no semiárido nordestino, destacando o seu potencial para a criação de uma rota de aprendizagem como ferramenta para o fortalecimento de uma agricultura familiar produtiva e resiliente ao clima.